sexta-feira, 18 de maio de 2012

Grupo de Teatro "Os Anéis de Saturno" - Menção Honrosa na 20ª Mostra de Teatro de Sintra

O Grupo de Teatro “Ao Anéis de Saturno”, da Casa Seis, ao qual o projeto “Novos Desafios II” está associado leva novamente ao palco o seu trabalho “PERSONA” recebeu uma Menção Honrosa na 20ª Mostra de Teatro das Escolas de Sintra.

A apresentação será no dia 02 de Junho, às 15:45, no Auditório Municipal António Silva. A entrada é gratuita, sujeita à lotação da sala.

PERSONA é um espetáculo coreográfico que trata de temas muito atuais, como violência de género, bullying, gravidez na adolescência, maus tratos na infância, solidão, abandono, fuga).
 
 


A peça inicia-se com o nascimento de desenrola-se até à vida adulta, com particular enfoque na violência sobre a mulher. As jovens investiram num teatro onde a mensagem é transmitida com base no expressão corporal, na música e na interação das personagens em palco e em trabalho de sombras, tendo sido o grupo de jovens a construir as diferentes etapas da peça e a dar corpo à apresentação. O fato preto e máscara branca, figurino predominante, transmite o anonimato e a despersonalização da mulher vítima.
O tema além de atual é algo que é extremamente pertinente trabalhar com a população alvo do projeto e foi a convergência de necessidade com resposta adequada. Coincidentemente, comemora-se este mês o mês contra a Violência e Maus Tratos , é sem dúvida uma maneira excelente envolver as jovens numa atividade tão enriquecedora e não apenas de sensibilização como também promotora de mudança.

Sobre “Os Anéis de Saturno”

O Grupo de Teatro “Os Anéis de Saturno” foi criado em 1999, no âmbito do Projeto “Hoje Promover a Cidadania” – desenvolvido pela CIVITAS – Núcleo de Sintra,  denominando-se apenas “Grupo de Teatro da CIVITAS”. Já no ano seguinte (2000) apresentou o seu primeiro trabalho público, no SintrAnima, e em outras instituições locais, encenando a peça “Os Anéis de Saturno”, de Solange Aquino e grupo, tendo a partir de então adotado o nome como nome do Grupo. A partir de então, anualmente participou da Mostra de Teatro de Sintra tendo já em seu currículo com 4 Menções Honrosas.

Trabalhos Realizados

2000 – Os Anéis de Saturno (Texto de Solange Aquino)
2001 – A Opereta dos Direitos da Criança (Adaptação a partir do disco do Toquinho  “Todos os Direitos”)
2001 - O Luxo do Lixo (Desfile de trajes de festa confecionados com Lixo)
2002 - Todo Mundo tem um Anjo (Criação do Grupo
2002 - Desfile “Trajes Africanos”
2003 - O Natal do Palhaço – (Teatro de Fantoches)
2004 - Incêndio – Criação coletiva sobre os Incêndios Florestais
2004 - A Incrível Aventura no Reino da Faz de Conta (Solange Aquino e Marcus Vinícius)
2005 - Participa da 13ª mostra de Teatro de Sintra com o trabalho: A Incrível Aventura no Reino da Faz de Conta” e recebe uma menção honrosa.
2006 - Participa da 14ª mostra de Teatro de Sintra com o trabalho:”// Adolescente.com”
2007 – Na 15ª mostra de Teatro de Sintra apresenta o Musical Infantil “Os Saltimbancos” de Chico Buarque de Olanda, recebendo a sua 2ª Menção Honrosa nesta iniciativa da Câmara Municipal de Sintra.
2008 – Participa da 16ª Mostra de Teatro de Sintra, apresentando “O Pássaro Encantado”
2009 – Na 17ª Mostra de Teatro de Sintra apresenta “Eu chovo, tu choves, ele chove”.
2010 - Participa da 18ª Mostra de Teatro, com ECOS “Entre Culturas Outras Saudades”, recebe a sua 3ª Menção Honrosa
2012 – Recebe a sua 4ª Menção Honrosa, com “PERSONA”









Sem comentários:

Enviar um comentário