quinta-feira, 17 de maio de 2012

Projetos em Curso em 2012

Ao longo de 12 anos a Casa Seis tem vindo a implementar diferentes projetos, quer por pretenter desenvolver temas específicos junto da sua população, quer para responder às necessidades e solicitações referidas pelos utentes ou detetadas no terreno.
No Plano de Ação 2012 a Casa Seis aposta nos seguintes projetos:
Projeto "Novos Desafios II": A Casa Seis é promotora e gestora deste projeto, financiado pelo Programa Escolhas e em parceria com a Câmara Municipal de Sintra, Junta de Freguesia de Mira Sintra, Agrupamento de Escolas D. Domingos Jardo, Escola Secundária Matias Aires, Centro de Educação para o Cidadão Deficiente (CECD), AE Sintra, Escola Intercultural das Profissões e do Desporto da Amadora. Os principais objetivos são: Promover competências pessoais e sociais tendo em conta a normatividade social/ comunitária; Prevenção de comportamento de risco; Promoção do sucesso escolar; Melhoria de competências face à competitividade e inserção no mercado de trabalho Inserção de alunos no mercado trabalho ou em cursos profissionais
Entre Pais / Entre Pares: Conjunto de ações que pretendem melhorar os níveis de informação e de relacionamento das mães jovens com os seus filhos, com o objetivo de Contribuir para o desenvolvimento e melhoria das competências parentais e das práticas parentais positivas, e ao mesmo tempo promover um acompanhamento regular dos pais/mães e dos bebés, na ótica da intervenção precoce, promovendo o envolvimento ativo dos pais, no processo de intervenção com os seus filhos, de forma a potenciar e maximizar o desenvolvimento da criança.
Já decorrente dos resultados do ano transato, este ano (2011/2012) iremos alargar a intervenção para dois grupos distintos: 1 de bebés com até 1 ano, nos mesmos moldes do ano anterior, mas continuaremos a acompanhar as famílias (mães e bebés) que atualmente já ultrapassaram o 1º ano, num trabalho diferenciado e voltado já para o desenvolvimento de competências psicomotoras, mas, simultaneamente, atuando junto das mães e dos pais (que estão presentes e com seus filhos durante todo o processo) melhorando as suas competências parentais no que toca ao desenvolvimento integral dos/das seus/suas filhos/filhas.
Abre os Olhos: conjunto de ações destinada a Jovens de ambos os sexos de 12 a 18 anos que visa a Prevenção de Comportamentos de Risco na área da sexualidade.
Oficinas Comunitárias: conjunto de ações direcionadas exclusivamente à população adulta, que pretendem promover uma maior integração da comunidade nas atividades que visam a inserção na comunidade de acolhimento de indivíduos oriundos de diferentes contextos sociais, promover a adesão e (Grupo de Bordados, Formação em Informática, Oficinas criativas, ginástica, jogos de mesa, ateliês diversos), aos domingos, das 14:00 às 19:00h.
Projeto "NÓ(S)": grupo constituído por moradores da Urbanização da Fundação D. Pedro IV, que tem por finalidade promover a participação cívica em prol do bem-estar e qualidade de vida dos moradores.
Bazar Solidário – venda de artigos em 2º mão (realização bimestral)
Sopa da Deolinda – projeto com envolvimento de voluntários da comunidade que garante a confeção e fornecimento de uma refeição quente às crianças e jovens utentes da Casa Seis aos sábados (a maioria da população em idade escolar usa o refeitório das escolas, sendo muitas vezes a única refeição quente que tem ao dia).

Sem comentários:

Enviar um comentário